segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

GRANTA em Português /9 – Impressões de Leitura



Foto: divulgação ( site de origem )


Li recentemente a GRANTA em Português/9; uma amiga enviou-me um exemplar de presente e foi a maior surpresa, já que ao ser perguntada se eu desejava que ela me mandasse alguma coisa do Brasil, respondi que qualquer livro em Português estaria muito bom, qualquer livro de literatura contemporânea, e ela me mandou a GRANTA.

Além de ter lido um artigo no jornal na época do lançamento, por acaso descobri um site (OFF-GRANTA) em que se pode ler alguns dos textos submetidos que ficaram fora da seleção final. Foi bom ter feito essa leitura primeiro, pois serviu-me de base de comparação.

Achei o título exagerado, confesso. Não gosto de nada que se venda como 'o melhor' ou 'os melhores' (1), é suspeito de um ponto de vista filosófico, e inadequado de um ponto de vista computacional – quem já se confrontou com algoritmos que envolvem a escolha de ‘um melhor’ sabe do que estou falando, mas acho que entendi a proposta: houve um concurso e selecionaram ‘os melhores’ dentre os inscritos, mas daí a rotular essa seleção de ‘os melhores jovens escritores brasileiros’ da atualidade dá margem a muitos questionamentos, não? 

Sim, vamos aos textos: todos eles são muito bons, sem dúvida. Gostei muito de AQUELE VENTO NA PRAÇA (Laura Erber), O JANTAR (Julián Fuks), MÃE (Chico Mattoso), TEMPORADA (Emilio Fraia), F PARA WELLES (Antônio Xerxenesky). De TERESA (Cristiano Aguiar) e NATUREZA-MORTA (Vinícius Jatobá) gostei ainda mais.

Todos os textos têm valor artístico, estilístico, social e literário, mas não vi de fato nada novo, refiro-me a uma proposta estética, à forma de contar as histórias.

Esta coletânea deu-me uma pequena amostra do que se encontra nas livrarias brasileiras atualmente e instigou-me a manter o ouvido muito mais apurado para o que está ocorrendo fora das grandes corporações. Em suma, deixando de lado questionamentos sobre a seleção, recomendo muito a leitura porque os textos valem por si.


Ficha:
Titulo: GRANTA 9, Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros
Antologias (Ficção)
Editor: Marcelo Ferroni
Ano: 2012
Editora: Objetiva
ISBN: 978-85-7962-136-9



(1) No projeto 15 Contos +, o '+' não quer dizer 'melhores textos' e, sim, textos com alguma qualidade literária, dos quais o leitor poderá gostar. Não trabalhamos com a idéia de classificação, recomendamos os textos apenas, e a qualidade: que julgue o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) Leitor(a), lembramos-lhe que comentários são responsabilidade do(a) respectivo(a) comentarista e informamos que os mesmos serão respondidos no local de postagem. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Volte sempre, saudações!